Reunião Ministro das Finanças - 14/01/2016

Categoria: Reunião Ministro das Finanças - 14/01/2016

Reunião da nossa frente sindical no Ministério das Finanças.
A primeira surpresa foi a presença do Ministro das Finanças no grupo do seu ministério.
Apresentou as linhas através das quais vai pontuar a sua ação relativamente ao diálogo com os sindicatos da área pública.
As 35 horas semanais e a sua reposicao é coisa que o Ministro não explicou muito bem, pois que reduzir as das 40 horas semanais sem aumentar a despesa do Orçamento do Estado é coisa difícil de entender.
Revisão de carreiras profissionais e progressões nos escalões foi outras das propostas do Ministro.
Fundamentalmente vai promover o desenvolvimento da negociação colectiva, o que nos parece positivo.
Porém, como não há bela saem senão é difícil conciliar esta abertura à negociação, quando se verifica uma intromissão exagerada da Assembleia da República nesta matéria, pois os sindicatos não negociam com a Assembleia.
Se as palavras corresponderem a actos haverá inovação positiva.
Com amizade,
Jose Azevedo