Os Paradigmas na Saúde e na Doença

Categoria: Os Paradigmas na Saúde e na Doença

A propósito das pizarrices, tema que podem consultar em 20/09/2016 em "o sindicalista" tem os meus amáveis e pacientes leitores manifestado algumas dúvidas, que em duas palavras, vou esclarecer.
Quando ainda não tinha nascido o pai desta maravilha médica, que vai ficar para a história, com o nome de SNS, vigorava o paradigma da assistência, praticado pelos hospitais das Misericórdias (ler a obra da rainha Dona Maria, no desenvolvimento, deste paradigma.
Aí os médicos trabalhavam de graça e angariavam o Zé da letrinhas e da vacaquinha com que se governavam na privada, para onde os encaminhavam.
Passemos à frente o paradigma da Previdência Social e centremo-nos no da Segurança Social.
Foi neste que nasceu o SNS, sendo parteiro Antonio Arnaut.
Neste alguns médicos, recebeu do erário público, um salário, (que não percebiam nas misericórdias), para empatarem o serviço que encaminham para a privada, agora já, não a cargo das Ordens Terceiras hospitaleiras, mas dos bancos e seguradoras. O método é o mesmo o paradigma é que difere.
José Azevedo.