Reunião do Secretariado UGT

Categoria: Reunião do Secretariado UGT

A UGT nasce há 38 anos para combater a unicidade sindical que a CGTP/in se propunha concretizar.
Ainda hoje a Central Comunista se tem por única.
É difícil desenvolver ações de luta conjuntas, porque essas teriam inicio, meio e fim.
A prática mais comum da Confederação Geral dos Trabalhadores - intersindical nacional (CGTP/in) é fazer os seus números de teatro e, uma vez atingido esse objetivo desmontam a tenda e recolhem ao quartel.
O pior que podia ter acontecido à Enfermagem foi ter sido colonizada por este tipo de sindicalismo que, como a experiência demonstra, agora com o patrão no poder, recolheu as garras e instrumentos e nem pia, o que só por si, este gesto demonstra que não é um movimento sindical, mas sim politico e partidário de um só partido.

Foi a tudo isto que a UGT pôs termo, com a prática de sindicalismo plural e defesa dos trabalhadores sem ter de obedecer a partidos mandantes, que contrariem esta prática.
A ela se devem os êxitos da Concertação Social.
As comemorações encerraram com uma Conferência "Estado da Justiça em Portugal" que começou com a Ministra da Justiça - Van Dunem - e mais dois ex-ministros da justiça: Alberto Martins e Laborinho Lúcio, assim como dois bastonários da Ordem dos Advogados; Marinho Pinto e Rogério Alves.
Estes interventores atestam, sem mais adjetivos o valor das suas intervenções.
Com amizade,